quarta-feira, 2 de maio de 2018

Subordinação - subordinante e subordinada


Subordinação

Subordinante:

Palavra, constituinte ou frase de que depende uma oração subordinada.

Exemplos:


Na frase (i) o verbo "prometeu" é o elemento subordinante da oração subordinada "que me ia comprar um carro".
(i) O meu pai prometeu que me ia comprar o carro.

Na frase (ii), o nome "hipótese" é o elemento subordinante da oração subordinada "de te ires embora".
(ii) A hipótese de te ires embora agrada-me.

Na frase (iii), a frase "Eu compro um carro" é o elemento subordinante de que depende a oração subordinada "quando tu me deixares".
(iii) Eu compro um carro, quando tu me deixares.

Notas:


1. Note-se que a subordinação é recursiva, podendo encontrar-se uma subordinada dentro de outra subordinada, desde que haja vários elementos subordinantes.
Veja-se o seguinte caso:  
O João disse [que a Maria contou [que o Miguel mentiu ao Pedro]].

Neste caso, "disse" será o verbo subordinante da subordinada [que a Maria contou que o Miguel mentiu ao Pedro].
Acontece que a subordinada, neste caso, também contém um verbo subordinante. Assim, "contou" será o verbo subordinante da subordinada [que o Miguel mentiu ao Pedro].

2. Conforme se explicita nos exemplos, nem sempre uma oração subordinada depende de uma frase completa.
Em “o João disse que vai chover”, a oração subordinada depende da existência do verbo “disse”.
O fragmento “o João disse” não constitui um domínio de predicação completo, pelo que não faz sentido falar-se de oração subordinante neste contexto.

Já no caso de “Quando chegares, telefono-te”, a frase “telefono-te” é uma frase completa, pelo que, neste caso, toda a frase é subordinante em relação à oração subordinada adverbial “quando chegares”.

Subordinada:

Oração, contida numa frase complexa, que desempenha uma função sintática na frase em que se encontra.
As orações subordinadas podem desempenhar a função sintática de sujeito, complemento ou modificador (da frase, do grupo verbal ou do nome).
Segundo o tipo de função sintáctica que desempenham, as subordinadas podem ser classificadas como substantivas (i), adjetivas (ii) ou adverbiais (iii).

Exemplos:


(i) Disse-te [que não queria ir].
subordinada substantiva - [que não queria ir]

(ii) A rapariga [que conheci] trabalha muito bem.
subordinada adjetiva - [que conheci]

(iii) [Quando o conheci], apaixonei-me.
subordinada adverbial - [quando o conheci]